listNotícias

Cirurgias Associadas : Valorizando o contorno corporal em um procedimento

Desejo frequente e motivo de muitas dúvidas dos pacientes que buscam a cirurgia plástica, refere-se à possibilidade de associação de cirurgias em um único procedimento, geralmente o tratamento da mama e do abdome simultâneos. O benefício destes tratamentos é reconhecido em termos de ganho no contorno corporal e até na redução de custos, porém algumas recomendações e cuidados são importantes.

Dúvidas frequentes envolvem o tempo de cirurgia, a recuperação ser mais difícil, ou não, se possui risco maior e quais os limites deste tratamento.

Com certeza, são tratamentos com tempo cirúrgico prolongado e talvez envolvam algum risco adicional, mas seguro,  desde que respeitemos limites pré-estabelecidos e que o pacientes esteja com a sua avaliação de saúde em dia. Devem ser realizados preferencialmente em hospitais, onde podemos dispor da segurança e equipamentos sofisticados. A recuperação de uma cirurgia associada por mais surpresa que cause, é muito semelhante de um tratamento não combinado, em geral, 15 dias de afastamento das atividades laborativas e 30 dias para exercícios físicos.

Acredito que a grande questão para a segurança nestes tratamentos esteja na adequada associação destes procedimentos. Em nossa experiência, executamos de rotina a cirurgia de mamas e abdome ou a cirurgia de abdome e lipoaspiração das costas. Associar estes 3 procedimentos, na nossa concepção, não é aconselhável e pode envolver risco de complicações. A idade e o sobrepeso, também são fatores que podem limitar a extensão da cirurgia.

Fato é que podemos associar qualquer modalidade de tratamento em cirurgia plástica e estas associações serão feitas de maneira individualizada a depender muito da saúde do paciente e da avaliação no consultório.